Se eu amo maquiagem, nem sei qual seria a categoria do sentimento que tenho pelos sapatos. Por mais que eu tente me controlar e equilibrar na hora de comprar, acabo sempre levando mais do que o básico. Mas como ser básico às vezes é bem chato, então vamos revolucionar. E as grandes marcas (populares) de calçados dão aquela mãozinha. Vocês já pararam pra reparar a variedade de modelos e cores que foram lançados nos últimos 5 anos. Eu me lembro da época que as classificações eram: sandália alta (festa ou básica), sandália baixa, scarpin, moulin e os bons sabatos que acabavam englobando todo o resto. Nem as botas apareciam com tanta frequência. Elas eram dignas apenas de regiões muito frias, pois remetiam à baixas temperaturas. Como mudou! Em uma breve pesquisa de modelos de calçados olha a listinha básica que encontrei: Sapatilhas, Scarpins, Botas (de todas as alturas), Open boots, Peep Toes, Sandálias (altas, baixas, salto anabela, meia pata, etc), Sapatos (inclua o Oxfort como uma nova classificação), Ankle boots, e deve ter muito mais... Na verdade não é que todos esse modelos foram criados de uma hora pra outra, o que acontecia é que eles sempre existiram, alguns foram tendência em há muitos anos, mas como a grande maioria da população não tem acesso às marcas de sapatos especializadas em cada modelo antigo, tínhamos que nos satisfazer com o que era produzido, somente o básico. Acho que a indústria da moda e dos calçados percebeu o quanto nós mulheres somos APAIXONADAS por sapatos, e que podemos e queremos escolher muitos e diferentes modelos, uma para cada roupa! E mesmo que se pareçam muito, não existe um igual ao outro. DÁ VONTADE DE TER TODOS!!!!!
Uma marca que conquistou meus pés e minha admiração foi a RAMARIM. Tem uns 3 anos que passei a prestar mais atenção nesta marca e ela não tem me decepcionado. E minha avaliação passa por 4 quesitos básicos:
Beleza - Nota 9 Acho todos os modelos com um design muito interessante. Eu diria que são modernos e ao mesmo tempo com um toque de antigo, mesmo porque a moda tem trazido esse ares do passado. Por exemplo, o emprego de laços ou flores atribuem um romantismo aos calçados, totalmente vintage, mas em um modelo open boots muito moderno.
Conforto - Nota 10
Este item é o que a Ramarim é campeã. Não dá nem pra falar, só calçando um pra entender. São extremamente confortáveis, desde os scarpins até as sandálias, que em sua maioria são calçados mais duros. Realmente MA-RA-VI-LHO-SO!
Durabilidade - Nota 9
Como só tenho calçados da Ramarim de no máximo 3 anos, não sei se este tempo de durabilidade já pode ser considerado um campeão no quesito. Mas eu posso comparar com outras marcas que já tive, e a Ramarim ganha com certeza. E ai eu acabo entrando no último quesito da lista PREÇO. Outras marcas, mais baratas, são muito bonitas, às vezes confortáveis também, mas a durabilidade é um ponto fraquíssimo.
Preço - Nota: 7
Como nem tudo é perfeito, minha única queixa dos calçados da Ramarim é o preço. São realmente salgadinhos. É claro que me refiro ao padrão de preços de calçados, tipo: um calçado barato é algo menos que R$ 100,00, mas os da Ramarim dificilmente ficam nessa faixa. Eu já tenho meus contatos nas lojas aqui de Vitória, e quando entra na promoção elas me ligam. Afinal, os modelos dessa marca normalmente não saem de moda. Agora vamos aproveitar e nos deliciar com os meus favoritos da Coleção de Inverno 2011, você vai AMAR!

Literatura para se inspirar!